Todas as escolas terão câmeras instaladas nas entradas e arredores, aumentando a segurança de alunos e funcionários.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil prevê, para o ano que vem, a instalação do sistema de monitoramento Muralha Digital em Araras (SP). Integrado aos bancos de dados Detecta, do Estado de São Paulo, e Córtex, do Governo Federal, o sistema contará com 1.440 câmeras. “A licitação será no dia 3 de janeiro e queremos colocar em todas as entradas, saídas, avenidas e escolas da cidade”, disse o secretário Reginaldo Fernando Chieregatto.
Além da tecnologia, a pasta está em fase final de contratação dos 65 novos Guardas Civis Municipais (GCMs) habilitados no concurso 002/2022. “Com o aumento desso nosso efetivo, conseguiremos uma melhora significativa na segurança pública da cidade. Durante todo o ano de 2022, a GCM realizou ações de saturação – com apoio de outras forças de segurança –, somando 3.808 ocorrências atendidas de 01 de janeiro a 07 de dezembro”, destacou Chieregatto.
Ele se reuniu na segunda-feira (26), com Heleine Cristina Villas Bôas (secretária de Educação) e com Valdir Albertini (chefe do departamento de trânsito), onde trataram sobre a implantação do sistema Muralha Digital que deve acontecer em março de 2023. Serão colocadas câmeras de monitoramento em todas as escolas, nas entradas e arredores, aumentando a segurança dos alunos e funcionários.