Secretário de Segurança Buzolin e Delegado Tabajara visitam Delegacia de Polícia em Cordeirópolis, SP

PUBLICIDADE

O objetivo foi de conhecer o sistema inteligente eletrônico de monitoramento público.

Nesta quinta-feira (08), o Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil de Araras (SP), Marcos Buzolin, na companhia do Dr. Tabajara Zuliani dos Santos (Delegado do SIG de Araras-SP), esteve visitando a Delegacia de Polícia Civil do Município de Cordeirópolis (SP), onde foram recebidos pelo Delegado de Polícia Dr. William Ricardo Almeida Marchi, para uma apresentação do sistema inteligente eletrônico de monitoramento público.

Esse sistema está integrado em tempo real com 18 Municípios da nossa região. “Nós, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil do Município de Araras estamos iniciando um Projeto Araras mais Segura. O trabalho tem como objetivo monitorar eletronicamente toda a cidade”, disse Buzolin.

A estratégia é unir as forças de segurança em uma Central de Inteligência, com representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, que irão monitorar toda a cidade.

O sistema de segurança tem um campo de abrangência intermunicipal, onde as cidades integradas, em tempo real participam entre si das ocorrências policiais de roubos, furtos e, possíveis sequestros.

Este sistema possibilita a identificação eficiente e eficaz para visualizar imagens através das câmeras de vigilância de alta resolução, detectar automaticamente, placas de veículos irregulares, a exemplo, um veículo com queixa de furto que ingressa na circunscrição do nosso município será imediatamente identificado e dando a sua localização, além disso, irá identificar todos os veículos que estiverem com placas veiculares clonadas.

Assim, desta forma, é possível programar o sistema para monitorar os bairros da nossa cidade, através das câmeras particulares das residências, em que os proprietários venham disponibilizar o acesso externo para ser integrado ao nosso sistema, bem como, vir dar acesso aos serviços prestados de alarmes por empresas de segurança privada, a exemplo, se o alarme residencial vier a disparar, este irá acusar no nosso sistema onde poderemos verificar através das câmeras a real situação e da necessidade de deslocar policiamento para o local.

Assim, os empresários e executivos das indústrias estabelecidas em Araras poderão fazer parte desta parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil. As associações de bairros e condôminos terão como participar com todos os outros seguimentos da sociedade através de uma parceria pública privada. Este projeto “Araras mais Segura” irá depender de recursos públicos e privados para ser desenvolvido.

“O mais rápido possível, pretendemos realizar uma audiência pública sobre o assunto. Por certo, este sistema eletrônico reduziu significativamente todos os índices criminais das cidades integradas neste sistema eletrônico inteligente”, destacou o secretário.

“Acreditamos que irá chegar um momento que não iremos ter que ligar para os telefones de emergências das polícias, assim, bastando apenas acionar um dispositivo fixo ou móvel de pânico para acionar as forças de segurança”, enfatizou Tabajara.

Por fim, este sistema eletrônico também tem como atender o programa eletrônico do “botão de pânico” que está acontecendo na cidade vizinha de Limeira/SP, ou seja, esse recurso está voltado a proteção das mulheres vítimas de violência doméstica, a exemplo, uma mulher vítima de violência doméstica que tem medida protetiva contra o seu algoz, onde ela estiver e acionar o botão do pânico será imediatamente rastreada pelo sistema e no mesmo momento uma viatura policial, seja da GCM ou da PM será acionadas para o pronto socorro dessa vítima.

“A Secretaria Municipal de Segurança Pública, além de tudo isso precisa proteger o patrimônio público, histórico, artístico e cultural, assim, se todos buscarem essa interação, sem sombras de dúvidas, iremos potencializar as nossas ferramentas de trabalho no combate a criminalidade e ter uma cidade mais segura”, finalizou Marcos Buzolin.


Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT