Segunda criança morre por meningite bacteriana em Rio Claro, SP

PUBLICIDADE

Os dois pacientes tinham 9 anos, um morreu em junho e outro no domingo (13). As identidades não foram divulgadas pelo município.

A Prefeitura Municipal de Rio Claro (SP) confirmou a segunda morte de uma criança por meningite bacteriana neste ano. Um paciente de 9 anos morreu no domingo em consequência da doença.

Em junho, foi noticiada pela imprensa a suspeita de meningite na cidade, mas o município não havia confirmado a idade, o sexo ou confirmado a morte. Na época, familiares e outras pessoas que tiveram contato com o paciente receberam medicação preventivamente, em ação de bloqueio.

Nesse caso também se tratava de uma criança de 9 anos. A identidade das vítimas não foi divulgada.

Meningite

As meninges são as membranas que envolvem todo o sistema nervoso central. A meningite ocorre quando há alguma inflamação desse revestimento, causado por micro-organismos, alergias a medicamentos, câncer e outros agentes.

 
As crianças são a faixa etária mais atingida, e os pacientes devem ter um acompanhamento por pelo menos 6 meses depois da doença. Existem vacinas para todos os sorotipos de meningite, mas nem todas estão no Sistema Único de Saúde (SUS), o sorotipo B está apenas no particular.
 
PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT