Acidente aéreo aconteceu no sábado (24) e nenhum dos seis ocupantes da aeronave sobreviveu.
Os seis corpos das vítimas da queda de um helicóptero foram resgatados na tarde deste domingo (25) na região do Pico do Itapeva, em Campos do Jordão, no interior de São Paulo. Pela manhã, foram encontrados os corpos de duas pessoas e, por volta das 15h, os das outras quatro vítimas, que foram resgatadas em uma operação realizada pelo Corpo de Bombeiros. O acidente aéreo aconteceu no sábado (24) e nenhum dos seis ocupantes da aeronave sobreviveu.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os dois primeiros corpos retirados dos escombros foram os de Paulo Sampaio, médico e marido da acionista da Cristália, Kátia Stevanatto Sampaio, que também morreu no acidente, e do marceneiro Ronoel Sholl.
Em seguida, os corpos da acionista da Cristália, Kátia Stevanatto, da arquiteta Leticia Telles, o copiloto Juliano Martins Perizato e piloto, Antonio Landi Neto também foram removidos. As vítimas foram encaminhadas ao IML de São Paulo.
Após a remoção de todos os corpos e também da caixa preta, os bombeiros encerraram a operação. Segundo a corporação, a aeronave modelo Agusta estava em uma área com barranco, o que dificultou o trabalho.
Ao todo, 28 homens da corporação participaram da operação, além da Defesa Civil, Polícia Científica, Força Aérea Brasileira e representantes da empresa Cristália. O local em que o helicóptero caiu é uma propriedade privada na região do Pico do Itapeva e foi isolada para a operação de resgate.
A aeronave e as vítimas foram encontradas no começo da noite de sábado. O helicóptero, que pertence à indústria farmacêutica Cristália, saiu de Itapira (SP) durante a manhã com destino a Campos do Jordão (SP), onde deveria ter chegado por volta de 11h.
Desde o começo da tarde de sábado, os bombeiros faziam buscas pela aeronave. A corporação chegou a utilizar o helicóptero Águia para sobrevoar a área, mas precisou retornar à base por causa das condições climáticas de chuva e neblina.
Os bombeiros chegaram até o local do acidente após captar um sinal de rádio do helicóptero e, com isso, levantou as coordenadas da localização. A aeronave foi localizada no começo da noite deste sábado, por volta das 19h. A Força Aérea Brasileira (FAB) também utilizou um helicóptero nas buscas.
A aeronave acidentada é um Agusta AW109SP Grand New, com prefixo PT-FPS. As causas do acidente aéreo serão investigadas.
Investigação
Pedaços da fuselagem e a caixa preta também foram retiradas do local do acidente e recolhidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que levará o material para São Paulo. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.
“Provavelmente quando a aeronave se chocou com o morro, estava em uma velocidade de voo ainda, e não de aproximação. Então mais de dois terços da fuselagem estavam sob o cume”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Wander Vieira.
Vítimas
As vítimas foram identificadas em um comunicado enviado pelo laboratório Cristália na noite de sábado. A empresa confirmou que entre as vítimas estavam Kátia Stevanatto Sampaio, acionista e vice presidente do conselho da empresa, o marido dela , Paulo Sampaio, o marceneiro Ronoel Sholl e a arquiteta Leticia Telles.
Os pilotos da aeronave foram identificados no comunicado como Antonio Landi Neto e Juliano Martins Perizato.
O comunicado emitido pelo laboratório ainda lamenta ‘profundamente a perda irreparável que este acidente causou’. O laboratório Cristália é uma indústria farmacêutica e tem duas unidades em Itapira (SP).
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.