Projeto segue para análise da Câmara.
Senado aprovou nesta semana um projeto que atribui à Polícia Federal as investigações de crimes cometidos por organizações paramilitares e milícias que tenham agentes de segurança pública estadual entre os integrantes. A proposta segue para análise da Câmara.
O texto mantém a competência da Justiça estadual de processar e julgar os delitos, mas caberá à PF investigar e, ao fim da apuração, entregar o inquérito ao juiz estadual responsável pelo caso.
O projeto foi apresentado em 2011 pelo então senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), atual prefeito do Rio de Janeiro. O relator foi o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
“O crime de milícia é o mais covarde dos crimes porque é executado por um agente do estado que deveria proteger o cidadão. É inadequado que um crime dessa gravidade seja investigado por membros da mesma corporação”, declarou Randolfe.
Os senadores também aprovaram uma emenda que prevê que a Força Nacional de Segurança Pública poderá ser acionada para auxiliar a Polícia Federal nas investigações, quando necessário.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.