Das 54 vagas em disputa no Senado federal, 46 serão ocupadas por novos senadores. Apenas oito parlamentares foram reeleitos
O índice de renovação atingiu 85% do total de vagas, um dos maiores da história.
Na verdade, nem todos são, exatamente, caras novas, mas políticos que já cumpriram mandatos anteriores numa das duas casas do Congresso Nacional.
Entre os eleitos, 22 são nomes conhecidos da Câmara dos Deputados, como Major Olímpio (PSL-SP) e Jaques Wagner (PT-BA).
Outros quatro já tiveram mandato de senador: Espiridião Amim (PP-SC), Flávio Arns (Rede-PR); Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) e Jayme Campos (DEM-MT).
Novos mesmo, são apenas 20 rostos, que nunca passaram pelo legislativo federal.
Leila do Vôlei (PSB-DF), juíza Selma Arruda (PSL-MT) e o jornalista Carlos Vianna (PHS-MG) são alguns dos que debutam na política.
Na lista dos novatos eleitos, figuram 13 nomes que ocuparam outros cargos públicos, como prefeito, deputado estadual, governador; ou delegado.
Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.