Servidores suspendem coleta de lixo por falta de equipamentos de segurança

PUBLICIDADE

Sindicato solicitou duas vezes à prefeitura a regularização do fornecimento de luvas e botas. Paralisação seguirá até a entrega dos EPIs. Prefeitura não foi localizada para comentar caso.

O serviço de coleta de lixo em Pirassununga (SP) foi suspenso na tarde desta segunda-feira (18) pelos coletores devido à falta de equipamentos de segurança. Segundo o sindicato da categoria, o serviço será normalizado assim que luvas e botas forem fornecidos aos servidores pela prefeitura.

Quatro meses sem segurança

Equipamentos de segurança não são fornecidos há quase 4 meses — Foto: Sindicato dos Servidores Municipais de Pirassununga/Arquivo pessoal
Equipamentos de segurança não são fornecidos há quase 4 meses — Foto: Sindicato dos Servidores Municipais de Pirassununga/Arquivo pessoal

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Pirassununga, Odirley Montesino, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) não estão sendo repostos pela prefeitura há quase quatro meses.

“Os funcionários não estão encontrando os EPIs no almoxarifado. Segundo a prefeitura, estão aguardando a empresa do processo licitatório entregar. Só que são coletores, pessoal que mexe com lixo. Trabalhar sem luva nessa situação não pode, é proibido, corre um risco enorme para a saúde”, disse.

Para que os serviços não fossem interrompidos, alguns coletores chegaram a fazer a coleta de lixo sem a utilização de luvas e um deles teria se ferido.

Dois requerimentos

Serviço foi paralisado até a regularização do fornecimento dos equipamentos — Foto: Sindicato dos Servidores Municipais de Pirassununga/Arquivo pessoal

Serviço foi paralisado até a regularização do fornecimento dos equipamentos — Foto: Sindicato dos Servidores Municipais de Pirassununga/Arquivo pessoal

Em nome dos servidores, o sindicato protocolou dois requerimentos. O primeiro há 10 dias solicitando a regularização imediata do fornecimento dos EPIs, alertando sobre os riscos que os funcionários corriam e sobre a possibilidade de suspensão do serviço.

Na sexta-feira (15), como não obteve resposta, o sindicato teria alertado novamente a prefeitura pedindo que os equipamentos fossem fornecidos e informando que, caso contrário, o serviço seria paralisado nesta segunda-feira.

Em nota emitida pela associação, os servidores lamentaram os transtornos que podem ser causados pela paralisação, mas justificam que não poderiam mais colocar em risco a saúde e integridade física.

Serviço suspenso

Segundo sindicato, prefeitura não tem equipamentos para entregar — Foto: Sindicato dos Servidores Municipais de Pirassununga/Arquivo pessoalSegundo sindicato, prefeitura não tem equipamentos para entregar — Foto: Sindicato dos Servidores Municipais de Pirassununga/Arquivo pessoal

Segundo sindicato, prefeitura não tem equipamentos para entregar — Foto: Sindicato dos Servidores Municipais de Pirassununga/Arquivo pessoal

O serviço foi suspenso a partir das 17h desta segunda-feira, prazo final dado para a prefeitura regularizar a situação. Segundo Montesino, a equipe que trabalha na coleta no centro às 20h não irá para as ruas.

“Eles não entregaram, não tem para entregar, então infelizmente a coleta está suspensa até regularizar essa situação”, disse.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT