As unidades ficarão fechadas somente a noite
Uma decisão da delegacia seccional de Mogi Guaçu (SP) sobre o horário de funcionamento das delegacias de Holambra, Pedreira e Santo Antônio de Posse, no interior de São paulo, deixou preocupados os moradores dos municípios. Isso porque os distritos policiais serão fechados durante a noite, madrugada e também aos finais de semana. Quem precisar registrar um boletim de ocorrência nesses períodos, terá que se deslocar a central de flagrantes, que fica em Jaguariúna.
A justificativa apresentada pela secretaria de segurança pública de São Paulo é de que há pouco movimento nas cidades e que a decisão foi tomada como forma de otimizar os recursos existentes. Mas para o presidente do sindicato dos policiais civis de Campinas e região, Aparecido de Lima Carvalho, as explicações do estado são questionáveis e a decisão que afetou o funcionamento das delegacias mostra a situação precária da polícia civil paulista.
Em Holambra, os moradores estão preocupados com o fechamento da delegacia durante a noite. Alcides Apolinário trabalha em uma banca de jornal e está apreensivo com a situação. O aposentado Divino Valério disse que fica sem saber a quem recorrer numa situação de emergência.
A Polícia Civil de Mogi Guaçu informou que Holambra, Pedreira e Santo Antônio de Posse contam com baixa demanda e por isso a medida foi tomada. A população continuará sendo atendida no plantão de Jaguariúna, que será reforçado. Durante o horário de expediente em horário comercial, de segunda a sexta-feira, não haverá mudança no atendimento. Ainda de acordo com a Polícia Civil de Mogi Guaçu, as cidades de Holambra e Santo Antônio de Posse, não registraram nenhum flagrante no período noturno nesse ano.