Em todo o mundo existem apenas oito iniciativas como esta o site de buscas.
Uma startup de Leme (SP) fechou uma parceria inédita no Brasil com a empresa Google e criou uma plataforma que dá visibilidade ao pequeno comércio local que não tem lojas online.
No mundo todo, só existem oito parceiros do Google neste segmento. A startup de Leme é a única em atividade no Brasil. Segundo o diretor comercial e de inovação da Napp, Bruno Zenatte, a intenção é ajudar as pequenas empresas com anúncios na internet.
“Tudo começou quando pensamos em ajudar nossos principais clientes. As lojas estavam fechando, tudo parado. A ideia dessa ferramenta que criamos é fazer com que o produto da loja física tenha a mesma relevância do online nesse período de pandemia”, explicou.
Como funciona?
De acordo com a startup, ao pesquisar em um site de buscas um perfume, os primeiros resultados na maioria das vezes são de lojas de vendas online ou de grandes empresas. Mas, na plataforma desenvolvida, as pequenas lojas de varejo também são incluídas na busca, facilitando a compra.
A plataforma permite organizar os estoques e incluir as informações como cor, modelo e quantidade. A loja de varejo que ficar próxima e tiver o produto desejado pela cliente ganha destaque.
“A ideia é integrar no software todo o estoque, para que ele vá para o Google, favorecendo os varejistas físicos. É todo um método do offline para o online”, disse Zenatte.

Resultados
O método proposto pela plataforma foi muito importante para a farmácia onde o Murilo Cozar trabalha.
“Atingimos um público muito maior nesta pandemia. Recebemos muitas mensagens de pessoas que viram nossa farmácia no Google. O que é legal é que, às vezes, aparecemos antes das grandes lojas, pela proximidade com quem procura, por exemplo, fraldas”, disse.
Quem aderiu à proposta, não pensa em mudar de ideia. “Com a pandemia, a gente teve diminuição das vendas, o fluxo de clientes caiu e foi preciso procurar os meios digitais. A utilização [da plataforma] é um caminho sem volta, com ou sem pandemia”, argumentou a gerente Francieli Gizotti.
