Sul e Sudeste foram priorizados nas concessões do Bolsa Família em janeiro

PUBLICIDADE

Sul e Sudeste foram priorizados nas concessões de novos benefícios do Bolsa Família no mês de janeiro

Segundo dados fornecidos Ministério da Cidadania ao Congresso Nacional, 75 em cada 100 novos benefícios concedidos no primeiro mês do ano foram para famílias dessas duas regiões do país. Já o Nordeste recebeu apenas 3% do total.

Uma equipe do jornal O Estado de São Paulo, que obteve os dados enviados ao Congresso, comparou as informações com números oficiais disponíveis na internet e constatou que houve um pico de novas concessões do Bolsa Família em janeiro que se refletiu nas regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas não na Nordeste – que, por coincidência ou não, foi a única que não votou majoritariamente em Jair Bolsonaro nas eleições de 2018.

Vale destacar também que, entre junho e dezembro do ano passado, a média de novos benefícios concedidos saiu do patamar de 200 mil por mês para menos de seis mil.

Já em janeiro, de acordo com os dados divulgados, 100 mil pessoas que estavam à espera do auxílio do Bolsa Família foram contempladas, sendo 45 mil 700 delas no Sudeste, 29 mil e 300 no Sul, 15 mil no Centro-Oeste e 6 mil e 600 no Norte.

Já os nove estados do Nordeste obtiveram, juntos, apenas três mil e 35 novos benefícios.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT