Tartaruga-gigante é resgatada com vida no litoral de SP

PUBLICIDADE

Espécie encontrada em Guarujá (SP) é a maior entre as tartarugas marinhas e é a primeira a ser resgatada pelo Gremar. Banhistas encontram animal encalhado na manhã deste domingo (6).

Uma tartaruga-gigante foi resgatada com vida em Guarujá, no litoral de São Paulo, na manhã deste domingo (6). Este é o primeiro animal, que é da maior espécie de tartaruga marinha segundo os especialistas, a ser resgatado pelo Gremar. A tartaruga será encaminhada para a base do Gremar, onde receberá tratamento adequado.

O animal foi visto por banhistas na Praia do Torturga, onde estava encalhada. Segundo o Gremar, o animal estava com um petrecho de pesca preso à nadadeira esquerda (rede e anzol de espinhel), que foi retirado antes da chegada da equipe, pelos bombeiros e Polícia Ambiental.

A tartaruga foi transportada com vida para a base do projeto. Trata-se de uma fêmea subadulta, provavelmente vítima de afogamento, com escoriações pelo corpo.

A tartaruga-gigante (Dermochelys coriacea), também conhecida como tartaruga-de-couro por causa da textura do seu casco, é a maior espécie de tartaruga marinha e está ameaçada de extinção, devido ao aumento da captura incidental em atividades de pesca costeira, oceânica e de arrasto. Elas vivem nos oceanos e as fêmeas se aproximam do continente a cada dois ou três anos, apenas para desovar.

Projeto de Monitoramento de Praias

A ação foi realizada por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – PMP/BS, desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos da Petrobras, conduzida pelo IBAMA.

Seu objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias, do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga. Possui base em funcionamento no Guarujá e atua em prontidão 24h, podendo ser contatado pelo telefone 0800-642-3341.

 Foto: Quiosque Léo Bacana/Arquivo Pessoal

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT