Uso de máscaras no Terminal Urbano, Rodoviária e dentro dos ônibus é obrigatório para servidores da autarquia.
Desde o início da pandemia da covid-19, o TCA – Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras (SP) adotou medidas de higiene nos ônibus e também nos locais com maior circulação de pessoas para diminuir os riscos de transmissão do novo coronvirus.
Nesta quarta-feira (29), a autarquia recebeu da Secretaria Municipal de Saúde 500 máscaras protetoras para os funcionários que lidam com público. O uso da máscara é obrigatório para servidores do TCA no Terminal Urbano, Rodoviária e dentro dos ônibus.
“Neste momento, é muito bom contar com o apoio de todos. Agradecemos à Saúde, em nome do secretário Itacil Zurita, pelo ato de solidariedade para com os nossos profissionais. Não mediremos esforços para nos proteger”, comentou o presidente do TCA, Rogério Degaspari.
Outras medidas
Por conta da pandemia, as linhas municipais do transporte coletivo foram reduzidas temporariamente e o intervalo ficou mais longo entre um carro e outro. Na região leste, os ônibus que passavam a cada 20 minutos estão agora passando a cada 40. No restante da cidade, o intervalo de 30 minutos passou a ser agora de 1h. Nas linhas especiais dos Distritos Industriais, os horários foram mantidos.
A autarquia também orienta que os vidros dos ônibus permaneçam abertos durante as viagens e que os passageiros lavem as mãos antes de entrarem nos ônibus e após o desembarque.
O TCA adotou, ainda, medidas quanto à segurança dos passageiros e dos funcionários. A limpeza interna dos ônibus, que era feita semanalmente na garagem da autarquia, passou a acontecer várias vezes por dia, sempre que o veículo parar no Terminal Urbano, durante as pausas entre os itinerários. O foco principal são os apoios onde os passageiros seguram durante as viagens. A higienização leva, em média, 10 minutos.
Dicas para prevenção do coronavírus
Lavar sempre as mãos com sabão até a metade do antebraço, esfregando também as partes internas dos dedos e unhas
Limpar regularmente as mãos com álcool em gel – quando não for possível lavar com água e sabão
Evitar o cumprimento com beijo, apertos de mãos e abraços
Evitar tocar nas áreas do rosto (principalmente nariz, olhos e boca), antes de higienizar as mãos
Quando tossir ou espirar, proteja sempre a boca
Utilizar lenços descartáveis para limpar boca e nariz
Evite sair de casa caso apresente sintomas de gripe ou similar
