Temperatura pode subir de 3° a 5° C no século se não fizerem nada

PUBLICIDADE

Aumento na temperatura pode acontecer se não forem tomadas medidas para impedir emissões de gases de efeito estufa, de acordo com o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

O chefe da Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência ligada à ONU, afirmou nesta terça-feira (26) que as temperaturas globais podem, ainda neste século, subir de 3 a 5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais. Isso ocorrerá se nada for feito para impedir o aumento das emissões de gases causadores do efeito estufa.

A declaração foi dada num encontro com jornalistas em Genebra, na Suíça, onde outra agência das Nações Unidas apresentou um estudo mostrando que as emissões globais subiram para um nível recorde em 2018.

“Se não fizermos nada, o aumento será de 3 a 5 graus Celsius até o final deste século”, declarou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

Na segunda (25), a OMM informou que a concentração dos principais gases do efeito estufa na atmosfera alcançou um recorde em 2018. O dióxido de carbono (CO2), que está associado às atividades humanas e é o principal gás causador do efeito estufa que permanece na atmosfera, bateu um novo recorde de concentração em 2018, de 407,8 partes por milhão (ppm). Ou seja, nível 147% maior que o pré-industrial de 1750.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT