As queimadas desencadeiam uma série de alterações e impactos no meio ambiente.
Com o início da estação seca durante o outono, alcançando seu ápice durante o inverno, os focos de queimada aumentam no país, principalmente nas regiões Amazônica e Brasil Central. Na maioria dos casos são queimadas causadas pelo homem, para a limpeza vegetal de determinadas áreas ou por negligência.
A partir de levantamento de dados do INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais) é possível perceber um aumento significativo no foco de queimadas em todos os estados brasileiros. Nos últimos anos, Mato Grosso se tornou o estado com o maior número de focos de queimadas do Brasil. As queimadas desencadeiam uma série de alterações e impactos no meio ambiente.
Provocam a erosão no solo, influenciam a fauna, acarretando a morte de animais e doenças respiratórias nos seres humanos. Infelizmente a notícia não é boa: estamos apenas no começo do período seco e a tendência é de inúmeros focos, principalmente na Amazônia, no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente pelo Instituto Nacional de Meteorologia, através do aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Tiktok: @inmetoficial
Youtube: INMET