Transtornos mentais e comportamentais podem se tornar principais causas de afastamento do trabalho

PUBLICIDADE

Mais de 178 mil auxílios-doença, acidentários e previdenciários, foram concedidos em decorrência destes tipos de transtornos, em 2017.

A ansiedade e o estresse têm se tornado cada vez mais frequentes. Isso porque o atual estilo de vida, acelerado e cheio de cobranças, exige muito. Dar conta de inúmeras tarefas, se sair bem nos diversos campos da vida, tudo isso acaba interferindo na saúde mental e, consequentemente, no trabalho. Em 2017, segundo a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, foram concedidos 178.268 auxílios-doença, acidentários e previdenciários, em decorrência de transtornos mentais e comportamentais.

A especialista em saúde mental Virgínia Rozendo de Brito, explica que a falta de um ambiente de trabalho adequado pode trazer tanto problemas físicos como o adoecimento mental. Passar horas na frente do computador, sem se movimentar, sem contato com outras pessoas ou até mesmo o medo de perder o emprego, podem trazer muitos prejuízos.

“Quando uma pessoa tem um adoecimento mental, no emprego, a produtividade, as relações sociais, ficam muito prejudicadas. Então, uma pessoa que produzia bastante antes, agora já não vai produzir tanto no trabalho, tem faltas, atestados e principalmente tem muito sofrimento, porque a pessoa que está adoecida sofre bastante. Alguém que sofre não consegue trabalhar bem”, destaca.

De acordo com a especialista, manter um ambiente de trabalho que preze por relações saudáveis, realizar atividades como ginástica laboral e momentos de lazer dentro do trabalho auxiliam tanto na prevenção de transtornos mentais e comportamentais, como na recuperação dos trabalhadores com estes problemas. “É preciso que o empregador entenda quais são as principais queixas, os principais sofrimentos de um trabalhador e veja o que pode ser feito para que se diminuam os prejuízos”, afirma Virgínia.


Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT