Aves serão encaminhadas para perícia e soltura, dependendo do caso.
Treze pessoas foram multadas e quase 50 aves apreendidas durante um torneio de canto de pássaros neste domingo (6), em Bauru (SP).
Segundo a Polícia Ambiental, o organizador do torneio apresentou a documentação necessária e o evento era legal, porém, assim que viram os policiais ambientais no clube da cidade onde era realizada a competição, alguns criadores tentaram deixar o local.
Eles foram impedidos pelos policiais. Após averiguação, foram verificadas irregularidades, como indícios de falsificação e aves com sinais recentes de captura.
Treze autos de infração ambiental foram feitos, totalizando R$ 12 mil em multas de diferentes tipos de delitos ambientais. No total, 48 aves silvestres foram apreendidas e serão encaminhadas para perícia e soltura, dependendo do caso.
Ainda no clube, a equipe policial encontrou gaiolas escondidas no interior da cantina, da cozinha e banheiros. Foram capturadas 27 aves e 25 gaiolas vazias, mas os proprietários não foram localizados.
A responsável pela cantina, que estava no local, foi autuada e não quis informar de quem eram as aves. Os autuados serão chamados para comparecer à delegacia para prestarem esclarecimentos e poderão responder por crime ambiental contra a fauna.