TRIBUNA LIVRE: Rafael Zaniboni responde perguntas de vereadores e esclare sobre a situação do Transporte Público Coletivo de Araras, SP

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Questionado sobre uma possível privatização do tranporte público, ele disse que o TCA tem 370 funcionários e falar sobre isso é muito delicado, pois a prefeitura não consegue absorver esses funcionários.

Na noite desta segunda-feira (8), Rafael Zaniboni – presidente do Transporte Coletivo de Araras (SP), usou a TRIBUNA LIVRE durante a 14ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal, para falar sobre a atual situação do TCA, que desde 2015 vem deficitário, gerando reclamações dos usuários com o sucateamento dos veículos.

Ele começou falando sobre a frota da autarquia que é composta por 34 ônibus urbanos que atendem 44 linhas inclusive rurais, somando 396 voltas diárias e 35 ônibus escolares, que são os chamados de “amarelinhos”. As operação tem início às 03h30 da madrugada e finaliza à 1h da madrugada do dia seguinte.

De acordo com Zaniboni, o dinheiro arrecadado com as vendas dos bilhetes (passagens), correspondem a 11% dos custos do TCA. Os demais recursos são provenientes de outras fontes além do convênio com o Governo do Estado de São Paulo, para se manter o tranporte escolar, que seria a principal rende da autarquia e que ficou sem repasse durante a pandemia, por conta do fechamento das escolas.

Ainda segundo o presidente do Transporte Coletivo, a frota tem 13 anos de uso, a troca da frota foi feita em 2010, através de um processo que teve início da gestão na época do prefeito Pedrinho Eliseu na modalidade leasing que é um tipo de negociação que envolve um arrendador (banco) e um arrendatário (cliente), sendo que a conclusão e entrega dos veículos foi realizada já na gestão do prefeito Nelson Dimas Brambilla, com a compra de 25 novos ônibus.

Questionado sobre uma possível privatização do tranporte público, ele disse que o TCA tem 370 funcionários e falar sobre isso é muito delicado, pois a prefeitura não consegue absorver esses funcionários. Alguns da parte administrativa e parte financeira até que conseguiriam uma colocação pela administração, a grande maioria não, como por exemplo motoristas e cobradores, que são funções específicas para o tranporte coletivo de ônibus. Assista abaixo:

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