Árvores que estavam no local foram retiradas por estarem comprometidas e doentes.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, em conjunto com a de Secretaria Municipal de Serviços Públicos, retirou 20 árvores que estavam comprometidas e doentes da Avenida Ângelo Franzini, antiga Avenida Limeira. “Elas estavam doentes, com fungos, e inclinadas com o perigo de queda iminente por conta de podas irregulares”, afirmou o diretor Wagner Leveghin.
Logo após a retirada, foram plantadas 30 mudas de resedá, uma árvore de pequeno porte que é ideal para o local. “Elas são próprias para esse tipo de lugar e vão ficar muito bonitas aqui na Avenida Limeira”, completou Leveghin.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3547-6704 (Secretaria de Meio Ambiente).
Sobre a resedá
A árvore resedá, é perfeita para calçadas, o Resedá Rosa é uma arvoreta que não possui raízes agressivas, além de ter um belo florescimento. Suas folhas são elípticas, com bordas onduladas. O tronco da Resedá é muito belo, liso, de tons claros, marmorizado.
Seu porte chega a 6 metros de altura. As inflorescências, formadas ainda no inverno, contém inúmeras flores crespas de coloração rosa. Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e regada a intervalos regulares.
Apesar de bastante rústica, é interessante realizar podas de limpeza na Resedá, removendo ramos emaranhados e doentes, além das flores murchas. A forma natural da espécie já é linda, mas ainda assim é frequente o uso de podas de formação para transformá-la em arbusto ou arvoreta com copa redonda e compacta. Ela é resistente à poluição urbana e multiplica-se por estacas ou sementes.