Capacitação reuniu cerca de 200 servidores da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias da Corte Eleitoral e dos 27 TREs.
A Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu o treinamento para a formação de servidores que analisarão a prestação de contas das campanhas do pleito municipal de 2020. A capacitação reuniu cerca de 200 servidores que atuam na análise de contas eleitorais na própria Asepa, nos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e em cartórios eleitorais.
O treinamento faz parte do planejamento da Asepa e foi realizado de maneira remota pela plataforma MS Teams. A atualização e capacitação dos servidores aumenta a qualidade do exame das contas eleitorais e possibilita uma análise padronizada e ampliada em toda a Justiça Eleitoral, de forma a promover um exame célere e criterioso das contas de campanha.
O curso foi dividido em três etapas. A primeira abordou informações gerais sobre a análise das contas, sendo apresentadas técnicas de exame e principais tipologias a serem aplicadas na análise de prestação de contas eleitorais.
A segunda etapa tratou da apresentação da operacionalização do cruzamento de dados automatizado realizado pela Justiça Eleitoral e seus resultados, demonstrando as principais modificações realizadas no sistema, decorrentes das alterações legislativas para o pleito de 2020 e de melhorias na fiscalização.
A última etapa do treinamento consistiu em disponibilizar um ambiente no qual os servidores pudessem simular análises de prestação de contas eleitorais e cruzamentos de informações para atestar a conformidade e a regularidade dos recursos aplicados nas campanhas. Os servidores capacitados atuarão como multiplicadores de conhecimento para chefes de cartórios e servidores da Justiça Eleitoral em todo o país.