Ao todo, há 450 vagas disponíveis. Objetivo da oportunidade é promover a formação continuada dos docentes que atuam na educação especial da rede pública de ensino.
O Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para 450 vagas em um curso gratuito de aperfeiçoamento em alfabetização para estudantes com deficiências. As aulas são on-line. Os interessados devem se candidatar até o dia 19 de julho (veja abaixo como fazer a inscrição).
Essa é a sexta edição do curso, que já formou mais de 2,7 mil profissionais e que tem como objetivo promover a formação continuada dos docentes. A carga horária é de 180 horas. Professores da educação básica da rede pública de ensino de todo o país podem se inscrever na oportunidade.
As aulas têm início previsto para o dia 8 de agosto, com duração de seis meses, encerrando em janeiro de 2024. Como o curso ocorre na modalidade à distância, as aulas ficam gravadas, assim como as atividades, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
De acordo com a vice-coordenadora do curso, Adriana Gonçalves, a oportunidade é importante para todos os professores, não só àqueles da Educação Especial. “É uma capacitação para todos os docentes, para todos os professores que estão atuando nas salas de aula comuns de todas as escolas públicas da educação básica”, apontou.
O que é inclusão escolar?
A inclusão escolar é um realidade que tem crescido no Brasil. Alunos da Educação Especial estão, cada vez mais, tendo acesso às salas de aula comuns e à escolarização regular.
Em São Carlos, de acordo com a Secretaria de Educação, há 726 alunos especiais na rede municipal de ensino.
Como se inscrever?
A seleção dos participantes será feita por meio da análise da documentação que comprove que o professor atua na educação básica da rede pública de ensino e de acordo com a ordem de inscrição dos interessados.
A inscrição pode ser feita por meio de um formulário on-line. O resultado final dos candidatos selecionados será divulgado no dia 25 de julho.