Do total de consultas, 67 aconteceram presencialmente e 21, por telefone; unidade funciona como um “second look”, para pacientes, diabéticos, hipertensos, entre outros casos.
Com poucos dias de funcionamento, a UMPAR (Unidade de Monitoramento de Pacientes de Alto Risco), coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde, já realizou 88 atendimentos em Araras (SP).
Do total de consultas, 67 aconteceram presencialmente e 21, por telefone (tele atendimento). A Unidade funciona como um “second look”, para pacientes, diabéticos, hipertensos, entre outros casos.
“Inicialmente, as pessoas com sintomas de Covid devem procurar as tendas para um primeiro diagnóstico. No caso de pacientes considerados de alto risco, após o terceiro dia de sintomas, a equipe da UMPAR irá entrar em contato com o indivíduo para agendar uma segunda consulta. Persistindo os sintomas, essas pessoas serão encaminhadas para o Pronto-Socorro”, explicou o secretário da Saúde, Agnaldo Piscopo.
Com horário de atendimento das 8h às 17h, a UMPAR está localizada em um prédio próximo à Santa Casa de Misericórdia de Araras. Outras as informações podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.
Critérios de alto risco: Idade maior de 60 anos; Diabetes; Hipertensão; Obesidade – IMC (índice de massa corpórea) maior que 30; Asma / DPOC (doença pulmonar obstrutiva cônica); Paciente oncológico (câncer); 2ª passagem na tenda ou mais.
Sinais vitais de alerta limítrofe: Frequência respiratória maior que 22 e com queixa de dispneia (falta de ar) aos esforços; Frequência cardíaca maior que 100; Saturação 02 limítrofe menor ou igual a 94%; Paciente liberado após realização de tomografia com critérios de gravidade mínimos.