Isso é o que apontou os indicadores da criminalidade do Programa São Paulo contra o Crime, da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Durante coletiva de imprensa no gabinete do prefeito Pedrinho Eliseu, na tarde desta segunda-feira (9), o capitão Helington Ilgges da Silva, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Araras, anunciou que Araras teve queda nos índices de criminalidade no trimestre de 2018, se comparado com o mesmo período do ano passado. Isso é o que apontou os indicadores da criminalidade do Programa São Paulo contra o Crime, da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Os crimes aferidos pelo comando da PM que há metas pré-estabelecidas para cada cidade são os de roubo/furto de veículos e roubos em geral e letalidades (mortes). Segundo o capitão Ilges, Araras atingiu as metas neste primeiro trimestre.
Na prática, em 2017 Araras registrou 2 vítimas de letalidades, quando em 2018, no primeiro trimestre, 0. No quesito furto de veículos, o município registrou 87 em 2017. Já neste ano, 77. Já no roubo de veículos, no ano passado foram 19 e, este ano, apenas 5. Totalizando em 2017 106 veículos, e em 2018, 82.
“Gostaríamos, é claro, que esses números fossem zerados, mas isso é raro de acontecer. Temos cidades com o mesmo número de habitantes onde vemos de 18 a 25 roubos de veículos por mês. Nós, 5 em 90 dias. Isso é uma redução criminal muito significativa. Além de reduzirmos, cumprimos, de fato, a meta estabelecida pelo Estado”, comentou o capitão.
De acordo com os dados, Araras tinha uma média histórica de 30 roubos por mês até 2016, por 12 anos consecutivos. A partir de 2017, trabalhando com as forças de seguranças unidas, o município fechou em 61 em 90 dias.
“O balanço nos mostrou isso. De 30 roubos por mês, conseguimos baixar isso para 20. Sem dúvida é reflexo do trabalho conjunto da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e da Polícia Civil. Temos que fazer a nossa parte e trabalhar, para cada vez mais, diminuir o indicador criminal de Araras trazendo a sensação de segurança”, comentou o capitão.
O prefeito Pedrinho Eliseu comemorou os números e elogiou o trabalho de todos os órgãos de segurança de Araras. “Estamos conseguindo trabalhar em conjunto com as forças de Segurança, algo inédito em Araras, envolvendo nossa Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil”, comentou o prefeito.
Também participaram da coletiva com a imprensa o delegado titular de Araras, Edgar Albanez, e o secretário municipal de Segurança Pública de Araras, Marcos Buzolin Gonçalves.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.