Unicamp 2020: Álbum dos Racionais MC’s aproxima estudante de ‘leitura do mundo’, diz coordenador da Comvest

PUBLICIDADE

Álbum ‘Sobrevivendo no inferno’ foi incluído na lista de leituras obrigatórias do vestibular.

A escolha de um álbum dos Racionais MC’s para a lista de obras obrigatórias no vestibular 2020 da Unicamp deve aproximar estudantes da “leitura de mundo”, segundo o coordenador executivo da comissão organizadora do exame (Comvest), José Alves de Freitas Neto. Para ele, as músicas de “Sobrevivendo no inferno” permitem uma abordagem da literatura que dialoga com o atual momento do país, e as transformações da universidade na busca por elevar a inclusão social.

“É a primeira vez que um disco entra na lista de obras literárias. Não devemos estranhar, afinal, as letras trazem uma visão da periferia e conjunto de inferências que faz parte da produção textual […] Nas escolas é bastante comum o trabalho com músicas, assim como o reconhecimento de seu valor literário e de crítica da realidade social”, destaca o professor do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Veja, abaixo, a lista completa.

De acordo com Freitas Neto, embora o álbum tenha sido lançado na década de 1990, a crítica segue necessária e o uso da música como poesia oferece uma compreensão diferente da cultura literária.

“Na lista de obras, a Unicamp não cobra apenas os chamados ‘clássicos tradicionais’. O que ela pretende no vestibular é que os alunos tenham não só os saberes de exatas, humanas e ciências da natureza, mas a literatura é um caminho para ter leitura do mundo”, ressalta o coordenador da Comvest ao explicar que a definição da lista de obras, divulgada em 23 de maio, foi feita por uma comissão autônoma de docentes da área de estudos literários da universidade.

O coordenador executivo da Comvest, José Alves de Freitas Neto (Foto: Comvest)

O coordenador executivo da Comvest, José Alves de Freitas Neto (Foto: Comvest)

“Um outro ponto que não deve nos assustar é que até a tradicionalíssima Academia Sueca já concedeu o Nobel de Literatura a um artista como Bob Dylan”, brinca sobre a reação dos que eventualmente discordaram da opção feita pela Unicamp. Freitas Neto admitiu que acompanha a repercussão por meio das redes sociais e avalia o resultado como positivo até o momento.

“Os jovens se sentiram muito contemplados, há comentários como ‘Que legal, vai ter música de um grupo que a gente gosta’ […] Mas não vi sobre as obras de Nelson Rodrigues [A cabra vadia] e Júlia Lopes de Almeida [A falência], que foram colocadas nesta nova lista”, pondera.

Avaliações

Freitas Neto avalia que Rodrigues é um autor “bastante polêmico”, oferece ao leitor uma visão política conservadora e a escolha da obra permite ao candidato ter contato com crônicas originalmente publicadas em jornais. “Isso demanda certa contextualização, um certo trabalho aos estudantes. É um outro tipo de repertório e referências que podem ser exploradas”, destaca.

Sobre a obra de Júlia Lopes de Almeida, o coordenador lembra que ela valoriza o olhar feminino sobre um momento de transição na sociedade. “É um texto interessante, uma obra de 1901, que vai tratar da presença de ex-escravos na sociedade após inserção deles no mercado de trabalho […] Ela [autora] morou em Campinas e escreveu em jornais da cidade, antes de outros folhetins.”

Lista completa

Poesia

  • Racionais Mc’s: Sobrevivendo no inferno
  • Luís de Camões: Sonetos (veja abaixo).
  • Ana Cristina Cesar, A teus pés.

* Para ver os selecionados, acesse a página da Comvest.

Contos

  • Guimarães Rosa: A hora e a vez de Augusto Matraga, do livro Sagarana.
  • Machado de Assis: O espelho

Teatro

  • Dias Gomes: O bem amado.

Romance

  • Júlia Lopes de Almeida: A falência
  • Érico Veríssimo: Caminhos Cruzados (livro distribuído no PNBE).
  • José Saramago: História do Cerco de Lisboa.

Diário

  • Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo (livro distribuído no PNBE).

Crônica

  • Nelson Rodrigues: A cabra vadia

Sermões

Antonio Vieira:

  • (1) Sermão de Quarta-feira de Cinza – Ano de 1672;
  • (2) Sermão de Quarta-feira de Cinza – Ano de 1673, aos 15 de fevereiro, dia da trasladação do mesmo Santo;
  • (3) Sermão de Quarta-feira de Cinza – Para a Capela Real, que se não pregou por enfermidade do autor.

Vestibular 2019

Segundo a Comvest, as três obras que integram a edição 2019 do vestibular da Unicamp – terá a primeira fase em novembro deste ano – mas foram eliminadas das seleções posteriores são: Poemas Negros (Jorge de Lima); Coração, cabeça e estômago (Camilo Castelo Branco) e Amor, do livro Laços de Família (Clarice Lispector).


Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT