UPA 24h Elisa Sbrissa Franchozza faz parte da Rede de Atenção às Urgências de Araras, SP

PUBLICIDADE

Com estrutura hospitalar simplificada, o local oferece atendimento para casos de complexidade intermediária.

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h Elisa Sbrissa Franchozza faz parte da Rede de Atenção às Urgências de Araras (SP), com o objetivo de concentrar atendimentos de complexidade intermediária. O local é administrado pela Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A UPA é indicada para pacientes com sintomas como febre alta (acima de 39°), fraturas e cortes com pouco sangramento, infarto e derrame, queda com torsão, dor intensa com suspeita de fratura, cólicas renais, falta de ar intensa, crises convulsivas, dores fortes no peito e pacientes com vômito e diarreia constantes.

A unidade é equipada com estrutura hospitalar simplificada, com raio-x, eletrocardiografia, suporte em pediatria, laboratório de exames, sala de emergências e leitos destinados à observação de pacientes, prestando atendimento resolutivo e qualificado, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso. Em caso de emergências de alta complexidade, o paciente é estabilizado e encaminhado à Santa Casa, que é referência na cidade e disponibiliza leitos de internação e UTI.

De janeiro a agosto deste ano, a UPA registrou 63.986 atendimentos. Do total de acolhimentos do segundo quadrimestre (33.569), 33.152 foram atendimentos efetivos, além de 417 retornos. Nos primeiros quatro meses do ano foram 29.589 atendimentos, com 558 retornos.

“É extremamente importante que as pessoas saibam quando procurar cada instrumento de saúde do município, o que facilita o atendimento e, principalmente, permite que os casos mais urgentes sejam atendidos com maior agilidade. Para cada situação, existe um local específico de atendimento, que vai desde a rede de Atenção Básica, com os postos de saúde, até a Santa Casa de Araras”, explicou o diretor administrativo da UPA 24h, Jonas Alves de Araújo.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT