Uso de drones pode mudar construção civil

PUBLICIDADE

Equipamento pode auxiliar as empresas no mapeamento de áreas e locomoção de equipes; startups podem apresentar essas e outras soluções no Infra i9.

Com os avanços tecnológicos e as novidades do mundo digital, o setor de construção civil tem passado por grandes mudanças. Hoje, com o uso de novas ferramentas, já é possível reduzir os custos das empresas, aumentar a agilidade no planejamento e execução de projetos, diminuir desperdícios e, até mesmo, melhorar a experiência do consumidor. Neste cenário, os drones se tornam aliados para as companhias que desejam inovar ainda mais.

A tecnologia já auxilia os profissionais de construção civil em diversas tarefas. Funções que antes dependiam de um grande esforço já podem ser desempenhadas mais facilmente. Com a utilização de drones, já é possível, por exemplo, obter imagens georreferenciadas em tempo real do projeto, que após serem processadas com softwares específicos, podem  gerar um modelo 3D da construção e/ou do terreno (topografia).

Porém, ainda há muito o que fazer. Segundo André Luiz Siqueira Marques, gerente de obras da Camargo Corrêa Infra, a construção civil ainda enfrenta algumas dificuldades que podem ser resolvidas pela ferramenta. “Um grande desafio do setor é ter, durante os projetos, uma boa logística em distribuição dos insumos e movimentação entre as frentes de serviço”, explica. Assim, o uso de drones pode ir além da topografia. A solução pode auxiliar no mapeamento de áreas a serem construídas, facilitando a elaboração de rotas adequadas para locomoção de equipes e insumos – o que aumentaria a agilidade de execução dos projetos.

Pesando nisso e em busca de soluções inovadoras, a Camargo Corrêa Infra lançou o Infra i9, seu programa de conexão com startups. A iniciativa tem como objetivo selecionar empresas que possam se tornar fornecedoras ou parceiras da companhia, assim como fortalecer a aproximação do ecossistema brasileiro de inovação nesse setor.

As startups podem apresentar soluções relacionadas a três desafios: modernização em obras, eficiência energética e gestão de resíduos. Empresas que estejam no estágio de MVP (Produto Mínimo Viável) desenvolvido e/ou validado podem se inscrever para estes e outros desafios até o dia 29 de julho de 2018. Para saber mais sobre o Programa de Conexão com Startups da Camargo Corrêa Infra e fazer sua inscrição, acesse o site!


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT