Abandono da estrutura foi tema de protesto dos estudantes em 2017. Equipe de natação voltará a treinar no local, segundo a universidade.
Por G1 Piracicaba e Região
Desativada havia 10 anos, a piscina semi-olímpica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP) de Piracicaba (SP) foi reinaugurada. O abandono do equipamento foi tema de protesto dos estudantes em 2017, quando um grupo nadou no lago do campus.
Segundo a Esalq, a equipe de natação da Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz (AAALQ) voltará a treinar no campus. “A piscina atende às normas técnicas de acessibilidade, sem perder as características de aprendizagem e competição”, informou a assessoria de imprensa.
Além da reforma da piscina e da casa de bombas, foi instalada a automatização do sistema de limpeza. Organizadora do protesto de 2017, a atlética da Esalq esteve na cerimônia que reinaugurou a piscina, ocorrida nesta quinta-feira (7).
O presidente da entidade que representa os estudantes, Ayrton Araujo Soares, informou que os 20 membros da equipe de natação precisavam usar piscinas públicas ou particulares e treinavam sozinhos durante o período de interdição.
Soares prevê que o rendimento da equipe vai melhorar depois que ela voltar a treinar em conjuto. Ele informou ainda que calouros procuraram a atlética para entrar para a equipe.
Protesto
Os alunos se reuniram em meio de 2017 no lago em frente ao prédio central para o que chamaram de “Aulão de Natação”. Na época, a convocatória do evento foi feita na rede social da Associação Atlética Luiz de Queiroz.
Os manifestantes em roupas de banho, sunga e biquínis, enfileirados, deram ‘saltos’ no lado, em tom de brincadeira.
Em nota no dia do protesto, a Esalq informou que o ato era compreensível. “Certamente, essa demora também muito nos incomoda. Contudo, a universidade pública está sujeita a uma série de procedimentos burocráticos que também contribuíram para essa longa espera”, disse.