Hoje, as concessionárias entregam aos motoristas o Documento Fiscal Equivalente
A partir de janeiro, os usuários das rodovias paulistas concedidas vão poder baixar pela internet as notas fiscais dos pedágios.
Hoje, as concessionárias entregam aos motoristas o Documento Fiscal Equivalente, conhecido como DFN, que é suficiente para a prestação de contas de despesas.
Mas, seguindo determinação feita pela Receita Federal em agosto, a partir de janeiro de 2018 as concessionárias deverão emitir documento fiscal ou equivalente nas praças de pedágio.
E esse documento poderá ser acessado online, seguindo instrução normativa publicada no Diário Oficial da União no dia 15 de dezembro.
A partir do próximo mês, portanto, o documento fiscal em que conste CPF ou CNPJ e o número da placa do veículo estará disponível no site das concessionárias sete dias após o pagamento do pedágio.
Isso vale tanto para quem pagar em dinheiro como para os pagamentos feitos pelos sistemas de cobrança automática.
O processo para ter acesso ao documento é simples: sempre que pagar sua tarifa na cabine manual, guarde o Documento Fiscal Equivalente que comprova o pagamento.
Ai, basta acessar o site da concessionária responsável pela rodovia que você utilizou e informar o número do recibo, o CPF ou o CNPJ e placa do veículo.
Já quem usa o sistema de pagamento automático só precisa digitar o número do TAG, a etiqueta eletrônica. O CPF ou o CNPJ e a placa do veículo serão inseridos automaticamente.
Vale destacar que esse serviço será oferecido pelas 22 concessionárias fiscalizadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo e também pelas concessionárias federais e de outros estados.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.