Apesar da redução do número de casos, cidade tem aumento na procura de tendas e nas internações; UTI se aproxima dos 100% de ocupação e níveis de medicamentos para intubação estão críticos.
A Secretaria Municipal da Saúde de Araras (SP), alerta a população ararense sobre a situação real da cidade nesta pandemia da Covid-19 (Sars-CoV-2). Apesar da redução do número de casos nos últimos dias, a cidade vem tendo aumentos significativos nas tendas (instaladas ao lado do Pronto-Socorro da Santa Casa) e nas internações.
De acordo com a pasta, a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) se aproxima dos 100% de ocupação e os medicamentos para manter os pacientes em ventilação mecânica (kits de intubação) estão em níveis críticos.
“É importante ressaltar que a Guarda Municipal e as polícias Civil e Militar têm intensificado as fiscalizações em bares e pontos onde há aglomerações de pessoas, multando, autuando e lacrando esses estabelecimentos que ainda teimam em descumprir as regras sanitárias. Nós temos uma ameaça iminente no aumento de casos. A nossa situação só vai melhorar quando atingirmos mais de 75% da população vacinada, como apontam os estudos. Apresentamos uma pequena melhora sim, mas não podemos relaxar de jeito nenhum. As medidas sanitárias como o uso de máscara, utilização de álcool gel e distanciamento social devem ser levadas a sério e são de extrema importância. Pessoal, o momento não é de aglomerar, mas de reflexão e de muito cuidado com a nossa família e com a sociedade”, comentou o secretário da Saúde, Agnaldo Piscopo.
https://youtu.be/lk81wos0C1I
