Há 485 doses disponíveis para serem aplicadas; mais de 11 mil pessoas já foram vacinadas na cidade contra os vírus H1N1, Influenza B e H3N2, que podem provocar gripes e outras complicações respiratórias.
A vacinação contra a gripe acontecerá apenas no CS2 Dr. João Geraldo Noronha, que fica ao lado do Corpo de Bombeiros, e no PSF Edmundo Ulson, no Parque Tiradentes, nesta sexta-feira (27), a partir das 7h30, para idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde – público-alvo desta primeira fase da campanha nacional.
Excepcionalmente neste dia, não haverá aplicação nas outras salas de vacina e nem na tenda montada na Praça Barão de Araras (SP). A concentração nos dois pontos visa otimizar o atendimento à população, já que restaram apenas 485 doses para serem aplicadas – 250 no CS 2 e 235 no PSF Edmundo Ulson (que atende apenas os moradores da região . Por conta disso, o sistema de drive thru, em que os idosos eram vacinados sem sair do carro, também não estará funcionando no CS2 na ocasião.
O município recebeu 5,9 mil vacinas na quinta-feira (26) – 5.415 dessa segunda remessa foram aplicadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde no mesmo dia, em pouco mais de três horas.
A previsão é que a próxima remessa chegue na próxima quinta-feira (2 de abril) na cidade – a Secretaria de Saúde não foi informada ainda sobre quantas doses serão destinadas à cidade. As vacinas são encaminhadas pelo Ministério da Saúde aos Estados, responsáveis pelo repasse dos medicamentos aos municípios, por meio dos DRS (Departamento Regional de Saúde) – o município faz parte da região de Piracicaba (SP).
Vale lembrar que a vacina não previne contra o coronavírus (covid-19). Ela imuniza contra os vírus H1N1, Influenza B e H3N2, que podem provocar gripes e outras complicações respiratórias.
Em Araras, mais de 11 mil pessoas já foram vacinadas nesta primeira etapa da campanha – foram 5,6 mil na última segunda-feira (23) e 5.415 na quinta (26).
A segunda tem início a partir de 16 de abril para professores e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de integrantes das forças de segurança e salvamento.
No dia 9 de maio será o “Dia D” e o público-alvo imunizado serão crianças com idades entre seis meses e seis anos incompletos, pessoas entre 55 e 59 anos, gestantes, puérperas, indígenas, privados de liberdade adolescentes e jovens sob medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional.
Outras informações sobre a Campanha de Vacinação podem ser obtidas pelo telefone (19) 3543-1522/ ramal: 219/ 226.
Onde acontece a vacinação nesta sexta-feira
A partir das 7h30
CS2 Dr. João Geraldo Noronha (Belvedere)
PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes)