Vacinação contra o sarampo segue até o dia 31 em Araras, SP

PUBLICIDADE

Imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, nas seis unidades da rede municipal que possuem sala de vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde segue com a 2ª etapa da campanha de vacinação contra o sarampo até o dia 31 de agosto, nas seis unidades da rede municipal que possuem sala de vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é intensificada para a população de seis meses a 29 anos – quem está nesta faixa etária precisa ter duas doses da vacina. Pessoas de 30 a 49 anos, independentemente da situação vacinal, devem ser imunizadas nesta campanha. Ararenses de outras idades que não estão com a dose contra o sarampo atualizada também poderão comparecer nos postos, levando a caderneta para avaliação e registro.

A imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, no PAM Antônio Carlos Fabricio (José Ometto 1), PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga), PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada), PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes) e Centro  Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros).

A enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Tavane Anselmo Malaguesse, reforça que o sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus e transmitida pela fala, tosse e espirro. “A adesão para a 2ª etapa da campanha de vacinação contra o sarampo está baixa. É importante lembrar toda população que a vacina é a principal forma de prevenção”, reforça.

Sintomas

Os sintomas mais comuns de sarampo são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo).

Podem ocorrer outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia. Como não existe tratamento específico, os sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento destes sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

Em caso de suspeita ou dúvidas, os ararenses podem entrar em contato com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 3543-1522.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT