Pesquisa do SPC Brasil e da CDNL mostra que as consultas para vendas na semana anterior à data comemorativa cresceram ao melhor nível desde 2014.
As consultas para vendas parceladas na semana anterior à Páscoa cresceram 3,24% neste ano ante 2017, apontam dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
O resultado é o melhor desde 2014, quando o crescimento tinha sido de 2,55%.
Pellizzaro Junior, presidente do SPC Brasil, comemora o número positivo, mas ressalva que as vendas ainda não retornaram ao patamar pré-crise.
“Como foram anos seguidos de retração no consumo, essa alta ainda é em cima de uma base muito pequena. Mas ainda assim é um sinal consistente de que o brasileiro está voltando ao mercado de consumo”, diz em nota.
Para ele, o resultado da Páscoa, primeira data comemorativa do ano, sinaliza uma boa perspectiva para as demais.
“A Páscoa pode funcionar como uma prévia não só para o Dia das Mães, como para o desempenho da atividade comercial ao longo de 2018. Aos poucos, os consumidores se sentem mais confiantes para voltar a consumir e é um alento para o varejo começar a dar sinais sólidos de recuperação”, afirma.
O cálculo de vendas a prazo é feito com base no volume de consultas realizadas ao banco de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional, na semana anterior ao Domingo de Páscoa.
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