Verão exige mais hidratação e cuidados especiais com a pele

PUBLICIDADE

Sabia que o Brasil é um dos países com maior incidência de raios ultravioleta?

Final de ano, verão e férias. Quer combinação mais gostosa que essa? Pois é, poder viajar com os amigos e a família é tudo de bom. Uma praia ou mesmo aproveitar as delícias do interior. Opções para o roteiro não faltam. Que tal começar a pensar onde ir nesses meses de descanso?

Mesmo assim, é um período que também exige bastante cautela. Sabia que o Brasil é um dos países com maior incidência de raios ultravioleta- que são invisíveis a olho nu e podem representar perigo a todos os tipos de pele- em todo o mundo? Não é difícil, após curtir uma piscina, praia ou qualquer atividade ao ar livre neste período, ficar com a pele mais avermelhada ou ter pequenas queimaduras por causa da longa exposição ao Sol.

Pois é. Curtir um Sol é muito gostoso, mas exige cuidado. Infelizmente, o câncer de pele é o mais comum em nosso país, representando 30% de todos os casos deste tipo de tumor, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). São mais de 170 mil casos, em sua grande parte atingindo as mulheres.

Verão exige mais hidratação e cuidados especiais com a pele. Foto: Brenda Bison

Mas é possível prevenir estes problemas, com mudanças simples em nosso comportamento. Saiba de alguns cuidados como usar chapéus e roupas de algodão nas atividades ao ar livre; além de evitar a exposição direta ao Sol das 10 às 16 horas (é tentador pegar um “bronze” nesse horário porém, perigoso).

Não se esqueça também do protetor solar, que devem ser usados diariamente. A recomendação é para os produtos que tenham o Fator de Proteção Solar (FPS) 30 ou superior. Distribua uniformemente o protetor por todo o corpo (mãos, orelhas, barriga, nuca, pés, etc..), aplicando 30 minutos antes de se expor ao Sol.

Para as crianças, o uso de protetor solar é recomendado a partir dos seis meses de idade e, claro, tendo um produto específico. Afinal, a pele delas é mais sensível. As pessoas de pele negra, mesmo com maior melanina (substância produzida pelo organismo e que oferece tanto a proteção quanto a coloração da pele) produzida, também devem se proteger de queimaduras e até do câncer de pele.

E, claro, beba bastante água, suco de frutas e água de coco. Isso ajuda a manter a hidratação da pele e a proteger dos danos da radiação. Alguns alimentos são recomendados como carnes grelhadas e cozidas; além de frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo carboidratos.


Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT