Vereador Apolari informa sobre a Lei Estadual que permite animais comunitários no Estado de São Paulo

PUBLICIDADE

Essa lei protege os animais comunitários do Lago Municipal e todos os demais de nossa cidade, assim permitindo comedouros, bebedouros e casinhas na rua para os animais que são cuidados com tanto amor pelos munícipes, protetores e ONGs.

Devido aos últimos acontecimentos sobre o pedido feito pelo vereador Romildo Benedito Borelli – “Baiano da Farmácia”, propondo ao Executivo Municipal a retirada das casinhas dos animais comunitários, o vereador José Roberto Apolari, informou sobre a Lei Estadual número 12.916 de 2018 que permite animais comunitários no Estado de São Paulo.

“Essa lei protege nossos amiguinhos do Lago Municipal e todos os demais animais comunitários de nossa cidade, assim permitindo comedouros, bebedouros e casinhas na rua para os animais que são cuidados com tanto amor pelos munícipes, protetores e ONGs. Por isso digo e repito: vamos lutar pelos gatos do lago e por todos os animais comunitários da cidade. O trabalho realizado por nós, amantes dos amiguinhos de quatro patas é fazer aquilo que é função do próprio município, conforme consta no art 225 da constituição Federal”, disse Apolari.

Sobre a polêmica

O vereador Romildo Benedito Borelli – “Baiano da Farmácia” no final do mês de janeiro esteve visitando o Parque Municipal Fábio da Silva Prado – Lago Municipal, segundo ele colhendo inúmeras reivindicações, e encaminhou um ofício ao Executivo Municipal propondo a retirada das casinhas dos animais comunitários que recebem alimentação e todos os cuidados necessários através de grupos de protetores e voluntários. Ele alegou que o objetivo, é de tornar o principal cartão postal ainda mais atraente.

De acordo com informações, os animais estão todos castrados e são cuidados diariamente por algumas protetoras. A situação viralizou rapidamente nas redes sociais, e deixou centenas de pessoas indignadas. 

Nossa reportagem conseguiu falar na hora do almoço por telefone com um de seus assessores, e também tentamos contato com o vereador pela manhã, porém até o fechamento desta edição ele não se manifestou sobre o assunto. Continuamos no aguardo de uma resposta.

Vereador se manifestou através das redes sociais

Na última quinta-feira (07), nossa reportagem tomou conhecimento de um ofício enviado ao Executivo Municipal pelo vereador Romildo Benedito Borelli – “Baiano da Farmácia”, propondo a retirada das casinhas dos animais comunitários que recebem alimentação e todos os cuidados necessários através de grupos de protetores e voluntários. 

No mesmo dia, nossa reportagem falou com sua assessoria pedindo esclarecimentos sobre o assunto, porém, a pessoa que falou conosco disse que estaria em contato com o parlamentar e em seguida nos retornaria, porém, isso não aconteceu. Pouco antes também fizemos o contato com Romildo, que nos respondeu o nosso texto depois de mais de três horas com apenas duas palavras “verdade e obrigado”, não nos passando detalhes sobre o pedido e como estava o tramite do pedido.

Depois da “avalanche” de comentários nas redes sociais de pessoas indignadas pela atitude, o vereador resolver emitir uma nota esclarecendo o fato. Vale lembrar que repudiamos qualquer tipo de ameaça. Veja a nota na íntegra abaixo.

ESCLARECIMENTOS

Desde quarta-feira venho recebendo inúmeros comentários, através desta rede social, alguns deles até mesmo ofensivos à minha honra e à minha família, razão pela qual venho prestar esclarecimentos.

De fato, na data de 06/01/2020, estive no Parque Municipal Fábio da Silva Prado (Lago Municipal), acompanhado do meu assessor, para verificarmos demandas e reivindicações apresentadas por munícipes, dentre às quais: bebedouro quebrado, lixeiras deterioradas, galhos sob risco de quedas, caixas de rede elétrica abertas, etc.

Ao andar pelo Parque verifiquei as casinhas de gatos colocadas em alguns pontos do local, umas encostadas às outras, próximas às arvores, juntamente com vasilhames de água e comida.

Tenho minha opinião, e por conta da mesma venho sofrendo os mais diversos insultos. Penso que gatos e cachorros são seres vivos, e como tais, necessitam de cuidados, havendo lugares melhores e específicos, que poderão dar todo suporte aos mesmos.

Desde já, ressalto, que diferentemente de alguns comentários maldosos, tenho e amo sim meus animais, os quais cuido com total zelo e dedicação, o que sempre fiz, e convido aqueles que ainda tiverem alguma dúvida acerca disso que venham verificar os cuidados dispensados.

Ademais, importante esclarecer, que o relatório apresentado ao Executivo surtiu efeitos em relação a inúmeros outros pontos, os quais não foram colocados por aqueles que verificaram o mesmo, e preferiram criar tumulto e um ambiente desagradável, focando tão somente em único ponto, por motivos que já são de meu conhecimento.

Após o envio desse relatório, fui informado pela Administração de que os gatos que se encontram no Parque são cuidados por alguns protetores, o que compreendi, razão pela qual não toquei mais no assunto, eis que minha principal preocupação era com inúmeras caixas de rede elétrica abertas, com fios expostos; galhos de árvores que poderiam quebrar e atingir crianças, munícipes e turistas; bem como os bebedouros quebrados, sendo essas demandas atendidas, conforme fotos anexas.

Por fim, esclareço que, as pessoas autoras dos comentários maldosos e difamadores feitos à minha pessoa e à minha família, não passarão impunes, eis que tomarei medidas legais e cabíveis, e aos que quiseram crescer sobre essa situação, com fins eleitoreiros, a palavra que fica é uma só: LAMENTÁVEL.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT