Vigilância Epidemiológica apura 2º caso suspeito de coronavírus em Pirassununga, SP

PUBLICIDADE

Segundo a prefeitura, finlandês foi atendido na Santa Casa no sábado (29).

Por G1 São Carlos e Araraquara

A Vigilância Epidemiológica e Imunização de Pirassununga (SP) investiga um segundo caso suspeito de coronavírus. Segundo a prefeitura, trata-se de um paciente do sexo masculino, finlandês, que chegou ao Brasil no dia 19 de fevereiro.

Os casos são oficialmente reconhecidos como suspeitos somente após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu. O Brasil tem 252 casos suspeitos, segundo boletim divulgado no domingo (1º). Em São Paulo, são 136 casos. A região tem 6 casos suspeitos em apuração. (veja abaixo).

De acordo com a Vigilância Epidemiológica e Imunização, o homem que não teve a idade divulgada chegou a Pirassununga na sexta-feira (28) e foi atendido na Santa Casa no sábado (29).

Em nota, a prefeitura informou que o homem tem histórico de viagem ao Japão nos dias que antecederam o início de sintomas.

“Foi colhida amostra para exame, e o paciente encontra-se em bom estado geral de saúde. Ele está em isolamento domiciliar e seus contatos foram orientados e estão sendo monitorados”, diz a nota.

Primeiro caso

O primeiro caso suspeito investigado trata-se de uma paciente de 59 anos que voltou recentemente da Itália e foi atendida na quarta (26) com coriza e calafrios, no Hospital da Academia da Força Aérea (AFA).

Segundo a Vigilância Epidemiológica, apesar da mulher não apresentar o quadro característico de febre associado a tosse e esforços respiratórios, foi realizada a notificação do caso em virtude do histórico de viagem para área com transmissão local.

Região

Outras três cidades da região apuram casos suspeitos da doença, embora nenhuma delas esteja na lista divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde. O estado de São Paulo tem 66 casos suspeitos. Veja abaixo:

  • A Prefeitura de São Carlos informou no sábado (29) que a Vigilância Epidemiológica apura o segundo caso suspeito de coronavírus na cidade. A rede particular de saúde fez a notificação sobre o atendimento de um jovem de 23 anos que retornou há uma semana da França.
  • A Prefeitura de Araraquara informou, na sexta (28) que um caso suspeito de coronavírus está sendo investigado no município. O paciente chegou recentemente de um país da Europa com casos da doença e apresentou sintomas de gripe.
  • A Prefeitura de Águas da Prata informou, na quinta (27), que um caso suspeito de coronavírus está sendo investigado no município. A paciente chegou recentemente da Itália e foi atendida no pronto-socorro apresentando sintomas suspeitos.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT