Vigilância Epidemiológica registra mais de 9 mil pessoas recuperadas da Covid-19 em Araras, SP

PUBLICIDADE

As pessoas que apresentam qualquer sintoma de síndrome gripal (dor de garganta, tosse, mal estar, dor de cabeça, febre ou falta de ar) a procurarem atendimento já nos primeiros sintomas. 

Segundo o Boletim Epidemiológico atualizado pela Secretaria Municipal da Saúde na tarde de sexta-feira (12), das 10.347 pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19 em Araras (SP), 9.560 se recuperaram da doença, 175 não resistiram e foram a óbito.

Um dos pacientes que venceram essa doença, foi o montador industrial, Reginaldo Antônio Fonseca, 39 anos, morador no Jardim Fátima, que no dia 7 de março, teve alta médica da Santa Casa. Assista ao vídeo abaixo.

Ainda de acordo com dados oficiais, da Vigilância Epidemiológica, 120 pessoas seguem internadas, 55 delas na UTI/Covid, 787 pessoas estão em isolamento domiciliar e 100 pessoas estão aguardando resultados dos exames. 

https://youtu.be/KN9hH0PoHtY

Quando procurar atendimento médico?

A Prefeitura Municipal de Araras orienta as pessoas que apresentam qualquer sintoma de síndrome gripal (dor de garganta, tosse, mal estar, dor de cabeça, febre ou falta de ar) a procurarem atendimento já nos primeiros sintomas. 

As autoridades de saúde destacam a preocupação com a demora que as pessoas têm de procurar atendimento. Para esses profissionais, muitas pessoas deixam o quadro da doença evoluir e acabam procurando o sistema de saúde em um estágio muito avançado. A orientação é para todos os pacientes, principalmente os idosos, que pertencem ao grupo de risco. 

Covid-19: URC – Unidade de Retaguarda Covid irá abrigar até 28 leitos

A URC (Unidade de Retaguarda Covid), criada pela Secretaria Municipal da Saúde irá abrigar até 28 leitos para pacientes com a Covid-19 (Sars-CoV-2). Instalada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h – Elisa Sbrissa Franchozza – a unidade de campanha será responsável por pacientes de baixa e média complexidade.

O objetivo da URC é desocupar os leitos da Santa Casa de Misericórdia de Araras, que irá tratar somente dos casos mais graves da doença. A URC começou receber os primeiros pacientes na terça-feira (9). “Além da enfermaria da URC, estamos montando mais 12 leitos na Santa Casa, somando mais 40 para a nossa população, se necessário. Muitas cidades em nosso entorno já colapsaram em questões de leitos, mas nós estamos lutando para que isso não ocorra em nossa cidade”, comentou o secretário Municipal da Saúde, Agnaldo Piscopo.

Consultas da UPA foram transferidas para o CAEM

A Secretaria da Saúde reforça que as consultas regulares realizadas anteriormente na UPA 24h foram transferidas para o CAEM (Centro de Atendimento à Especialidades Médicas) Dr. Nelson Salomé. “Para as consultas de rotina, o pessoal deve ir ao CAEM. Em casos de urgência, os pacientes serão transferidos para a Santa Casa”, completou Piscopo.

Outras informações sobre a URC podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT