Wheelie, modalidade esportiva com motocicletas e muita adrenalina

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Entenda o que é e quais são as principais manobras dessa prática radical.

Também conhecido como Wheeling ou Stunt, o Wheelie é uma modalidade esportiva no qual se pratica manobras e equilíbrio sobre veículos de duas rodas. Wheelie significa “empinar” é uma prática que desperta o interesse tanto de amantes do motociclismo como de quem é louco por bicicletas.

A prática exige dos seus praticantes coragem, habilidade e é sinônimo de adrenalina e emoção. Abaixo, conheça as principais características desse esporte radical.

Origem

A origem do esporte ocorreu na Califórnia, EUA, em 1970. Seu criador foi Doug Domokos, que desenvolveu a prática de empinar motocicletas. Ele conseguia isso controlando-a com o freio traseiro, equilibrando o veículo enquanto andava com ele. Ele obteve tanto sucesso que, mais tarde, ganhou o título de “The King Wheelie” (O Rei do Wheelie).

Não há certeza sobre quem foram os pioneiros da prática no Brasil, mas ela começou a ganhar mais admiradores na década de 1990. Desde então, a prática ganhou mais notoriedade entre os brasileiros, principalmente pelos apaixonados por fortes emoções.

Como é feita

Existem várias categorias dentro do Wheelie, variando entre os tipos de manobras permitidas e a cilindrada da motocicleta. Cada piloto tem um tempo determinado para realizar a sua apresentação, sendo que são atribuídos pontos para cada manobra completada durante esse período.

Ao contrário de outros esportes de motocicletas, como o motocross, o Wheelie não irá exigir muita velocidade da pilotagem. Por outro lado, o piloto precisará mostrar sua habilidade com técnica na execução das manobras e equilíbrio da moto.

Moto especial

Não é qualquer moto que pode praticar a modalidade. Elas são adaptadas para que seja possível executar as manobras, com modificações que as deixam mais resistentes e conferem melhor mobilidade.

Outras modificações que alguns modelos sofrem são em relação ao freio traseiro. Além de poderem ser acionados com o pé, é instalado um pequeno manete abaixo do freio dianteiro, permitindo que o motociclista acione-os com as mãos.

Os motores podem ter potências variadas, desde 50cc até 1200cc — isso dependerá da modalidade que o piloto irá participar e sua experiência. Para conseguir melhor controle sobre a potência, as coroas apresentam um tamanho maior. Outra mudança é em relação aos pneus, que são calibrados com pouca pressão: dessa forma, a moto tem maior aderência com o solo, facilitando o controle do veículo.

Equipamentos

Além de uma motocicleta modificada, a prática do Wheelie, principalmente em competições, só pode ser feita com o motociclista utilizando todos os equipamentos de segurança necessários. O primeiro deles é o capacete, sendo que são normalmente utilizados os modelos de trilha (off-road).

Além dele, o praticante também deve usar caneleira, sendo um modelo composto com uma espécie de joelheira, protegendo mais as penas. As botas ajudam a diminuir os impactos com o chão e a moto, enquanto as luvas colaboram para impedir a calosidade nas mãos por causa do constante contato com a moto.

Quais as manobras permitidas?

Os motociclistas podem praticar uma série de manobras. Uma delas é o Grau, que consiste em uma série de manobras em que a moto é empinada, deixando a roda traseira no chão. Já com a Joelinho, a moto é erguida com o apoio do joelho, permitindo que o piloto faça curvas com o veículo.

A chamada Borrachão consiste em manter a roda traseira em atrito com o chão, mas com alto giro. Já a conhecida Zerinho, uma das mais emblemáticas, é quando o piloto mantém o grau com a moto em movimentos circulares. Ela pode ser incrementada se o piloto, durante o zerinho, arrastar as suas mãos no chão — movimento conhecido como Enceradeira.

A No Hands é quando o piloto empina a moto e a controla sem utilizar as mãos. Já a No Front é quando o equipamento frontal da moto, rodas e bengalas, não estão presentes, e o piloto executa a manobra.

Por fim, o chamado Raspão é quando o piloto realiza o grau em velocidade, empina a moto e raspa a churrasqueira no chão, causando faíscas. Um movimento mais difícil é, durante o Raspão, o piloto esticar o corpo e arrastar os pés no chão com a motocicleta em movimento, realizando assim o Superman.

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